O setor automotivo, o mercado de reparos vem ganhando destaque e o nicho de consertos e manutenção em veículos tende a manter-se aquecido.
Nesse mercado, cuja oferta principal é a de serviços, é preciso prestar atenção na qualidade dos reparos e ajustes, investindo na qualificação da mão de obra, uma vez que a rapidez dos avanços tecnológicos demanda profissionais que estejam em constante capacitação técnica.
Isso estimula oficinas e reparadoras a serem sempre competitivas, ainda mais porque o aumento da concorrência também exige capacitação gerencial.
Perspectivas do Setor
• Diversificação O crescimento da frota de importados e a diversificação das marcas de veículos no Brasil se apresentam como oportunidade para quem quer ampliar um negócio de reparos. Para seguir nesse caminho, uma boa opção é realizar cursos de aperfeiçoamento voltados a atender a esse segmento de mercado.
• Funilaria Um nicho de mercado que se mantém estável é o de funilaria e pintura. O setor de reparos na lataria de carros e motocicletas permanece como boa oportunidade de negócio.O empresário que atua nesse ramo deve ficar atento às novas tendências de mercado, como tintas especiais, polimentos para proteção da pintura, além de equipamentos para agilizar o reparo de arranhões e amassados.
• Reparos Tecnológicos Com a tecnologia cada vez mais agregada aos veículos, é fundamental que a oficina ofereça serviços de reparo para componentes eletrônicos. Um mercado que ainda tem muito potencial a ser explorado.
• Agilidade Tudo isso deve ser feito com agilidade na execução do serviço, que tornou-se obrigatória. A demora no reparo ou o não cumprimento do prazo estabelecido são alguns dos principais motivos de reclamações.Nunca é demais lembrar que cliente satisfeito volta e ainda indica o serviço para amigos e conhecidos.
- O QUE OFERECER
1. Manutenção preventiva, para evitar danos mais sérios aos veículos. No período de férias ou véspera de feriados, é possível realizar promoções que atraiam clientes para a revisão. 2. Filtros de redução de poluentes, que atendem a demandas de cuidado com o meio ambiente. 3. Acessórios para veículos, a exemplo de extintores de incêndio, e equipamentos de proteção para os motociclistas, como capacetes, luvas, joelheiras. Apesar do foco da oficina ser a oferta de serviços, oferecer produtos adicionais pode aumentar os lucros e agregar valor à imagem da empresa. 4. Descontos para pacotes de serviços e ofertas para os clientes corriqueiros. Isso ajuda a atrair e fidelizar o público.
• Invista em Aprimoramentos O empresário deve investir na capacitação da equipe para especializar-se no conserto de novos veículos, atendendo a todos os clientes que necessitem do serviço.
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